ENFERMAGEM

Eixo Tecnológico
Ambiente, Saúde e Segurança.

Atuação

O Auxiliar Técnico em Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação dos processos saúde-doença. Colabora com a atendimento das necessidades de saúde dos pacientes e comunidade, em todas as faixas etárias. Promove ação de orientação e preparo do paciente para exames. Realiza cuidados de enfermagem, tais como: curativos, administração de medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais, dentre outros. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos e cirúrgicos.

Atua como integrante da equipe de enfermagem e exerce suas atividades sob a supervisão de um enfermeiro, em todos os níveis de assistência e especialidades.

Mercado de Trabalho

Possui um vasto campo profissional, podendo atuar em: hospitais, clínicas especializadas, ambulatórios, postos de saúde, escolas, creches, atendimento domiciliar (Home Care), consultórios médicos, laboratórios de análises clínicas, casas de abrigo e repouso, ou qualquer local em que a assistência à saúde seja necessária.

O Curso tem a duração de 24 meses, divididos em 3 módulos:

Módulo I – Básico de Saúde

Módulo II – Auxiliar de Enfermagem

Módulo III – Técnico em Enfermagem

Ao final dos Módulos II e III o aluno realizará Estágios Supervisionados em ambientes especializados de instituições que prestam cuidados de saúde e onde a assistência de enfermagem se faz necessária.

Após 15 meses de curso o aluno estará habilitado a exercer as funções de Auxiliar de Enfermagem.

Certificação

Após conclusão dos Módulos I e II é conferido Certificado do Curso Auxiliar de Enfermagem.

Após a conclusão do Módulo III é conferido o Diploma do Curso Técnico em Enfermagem.

Para os alunos que já possuem o Curso Auxiliar de Enfermagem, o Colégio Fênix propicia também a complementação da formação dos auxiliares para obtenção do diploma da Habilitação Técnica em Enfermagem, com duração de 9 meses, desde que o aluno comprove a conclusão do Curso Auxiliar de Enfermagem e do Ensino Médio (o aluno que estiver cursando a terceira série do Ensino Médio deverá apresentar no ato da matrícula declaração de escolaridade).

Documentos necessários para matrícula

– Certidão de Nascimento (ou casamento);