Cursos Técnicos

Há muito tempo, o ensino superior não é o único caminho para o desenvolvimento de uma nova carreira.

Hoje, os cursos técnicos qualificam os estudantes em diversas habilidades técnicas, acadêmicas e de empregabilidade.

Independentemente do estudante desejar seguir para uma faculdade ou para um emprego, esse tipo de educação o ajudará a se preparar para o futuro. Um futuro em que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, competitivo e mutável.

Uma certificação técnica é um grande chamariz para qualquer currículo. Os cursos técnicos têm duração média de 1 ano e meio, o que garante um acesso mais rápido a um diploma em diversas áreas que apresentam carência de profissionais.

Geralmente, os cursos técnicos apresentam mensalidades até 4 vezes mais baratas, se comparados a uma graduação formal. Dessa forma, esse tipo de ensino é uma alternativa para quem não tem muito dinheiro para bancar os estudos.

Com esse cenário, confira, a seguir, as cinco vantagens de optar por fazer cursos técnicos.

________________________________________________________________________________________________________________________

1. Agiliza a entrada no mercado de trabalho

Os cursos técnicos são uma excelente oportunidade para que os jovens busquem o primeiro emprego. Com uma qualificação técnica, é mais provável que o estudante comece a trabalhar mais cedo.

O mundo acelerado tem exigido trabalhadores constantemente atualizados com o que é mais novo em tecnologia e habilidades técnicas. Em vez de passar vários anos estudando, os cursos técnicos de curta duração oferecem a oportunidade de atualizar suas competências em uma fração de tempo, mantendo-se relevantes no mercado de trabalho.

Para aqueles que já estão empregados, essa modalidade de ensino também pode servir como uma oportunidade de recolocação. Ela pode ser a chave para abrir novas perspectivas de emprego, promoções ou novos empreendimentos de carreira. Ou seja, profissionais qualificados têm grande poder de barganha em potenciais entrevistas de emprego.

2. Demanda um baixo custo de investimento

A educação técnica é uma alternativa mais fácil, rápida e barata, que proporciona aos estudantes as habilidades práticas e os conhecimentos específicos que eles precisam para crescer profissionalmente, independente da área de atuação escolhida.

Desta maneira, ao pesquisar quais habilidades profissionais estão sendo exigidas pelo mercado, os jovens podem iniciar um curso técnico, fazendo um pequeno investimento, tanto de tempo quanto dinheiro, com a garantia que ele não ficará desempregado quando conquistar o diploma.

3. Possibilita um contato direto com a prática profissional

Apesar da curta duração, o ensino técnico inclui uma variedade de experiências práticas, sem deixar de lado o conhecimento teórico. Essa capacidade de simular o que ocorre na rotina de trabalho permite que o profissional esteja mais preparado para desenvolver sua carreira dentro de uma organização.

Esse tipo de certificação fornece não apenas o “quê” e o “como”, mas também o “porquê” das coisas. É este “porquê” que ajuda o aluno a ter informações imprescindíveis sobre o raciocínio por trás da atuação profissional.

Existe ainda a oportunidade do estudante fazer estágio durante o curso técnico, aumentando sua experiência em trabalhar na área pretendida. Esse contato permitirá que ele entenda melhor o campo de atuação e suas diversas oportunidades.

4. Aumenta as chances de passar em um concurso

Nos últimos anos, tem crescido o número de concursos públicos com vagas específicas para quem tem uma formação técnica. Assim, fazer um curso técnico tem sido uma boa estratégia, pois os salários são melhores e aumentam as chances de conseguir um bom emprego.

De olho na estabilidade dos cargos concursados, muitos estudantes têm mirado em cursos técnicos para alcançar mais rapidamente vagas nas esferas municipais, estaduais e federais.

Muitos editais definem grupos de cursos aos quais as vagas são destinadas, separando os concurseiros de nível médio daqueles de nível técnico. Um aluno com formação técnica estará mais preparado do que concorrentes do nível médio, não apenas nas disciplinas mais genéricas, mas principalmente nas áreas de formação específica.

5. Serve como base para uma futura graduação

A educação técnica pode ainda ser uma alternativa para quem pretende explorar melhor uma área profissional antes de optar por um curso de maior duração. O certificado técnico e um emprego promissor podem fornecer a motivação necessária para o aluno reservar o tempo e a energia necessários para futuramente dar continuidade aos estudos por meio de uma graduação.

Além disso, o conhecimento adquirido no curso técnico não se perde. Ele pode servir como base para uma determinada profissão, estimulando o estudante a buscar uma educação continuada em uma faculdade, para manter sua certificação e crescimento profissional.

Quando os alunos já estão inseridos no ambiente de trabalho, não é de se admirar que eles tendem a obter melhores resultados acadêmicos, aumentando as chances de ganhar salários mais elevados. Dessa maneira, os cursos técnicos se tornam cada vez mais populares e vantajosos para os futuros profissionais de sucesso.